A Massagem Ayurvédica, uma das mais tradicionais da Índia, é a terapia complementar associada à Medicina Ayurvédica, milenar na Índia e que engloba todos os aspectos da saúde física, mental e espiritual das pessoas. Esta prática tem seguramente mais de 5.000 anos de aplicação. Ayurveda significa o "Conhecimento da Vida Humana".
A Massagem Ayurvédica é poderosa no realinhamento e redireccionamento das energias, centralizando-as a partir do coração, tendo por isso grande poder de abrir o chackra cardíaco, principal sublimador das energias negativas.
A Massagem Ayurvédica consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular conjuntamente com manobras de tração e alongamento, além da estimulação de pontos e órgãos vitais (energizando-os se estiverem bloqueados e controlando-os se estiverem hiperativos).
Na Massagem Ayurvédica são usados determinados óleos naturais especiais , aquecidos à temperatura ambiente ou ligeiramente superior, escolhidos de acordo com as características psicofísica de cada pessoa, conforme o respectivo dosha ( Vata Dosha, Pitta Dosha ou Kapha Dosha ).
A prática da Massagem Ayurvédica deve ser realizada sobre um tatami (um pequeno colchão com espessura não superior a 5 cm), colocado no chão e forrado com um lençol. A prática da massagem no chão facilita a realização de todos os movimentos e possibilidades que a massagem oferece, além de não cansar o terapeuta.
Após uma sessão de Massagem Ayurvédica, o paciente sente-se com uma sensação
|